SEMANA SETE

Durante essa semana trabalhei assuntos relacionados a animais. Iniciei com os animais de estimação das crianças e o assunto foi se aprofundando. Conversamos sobre animais silvestres, exóticos, domésticos, da fazenda, úteis e nocivos ao homem, sobre animais em extinção, sobre o IBAMA e o Projeto TAMAR. O assunto surgiu após constantes relatos de uma aluna sobre acontecimentos com seus animais de estimação ( morte e nascimento, etc.) e também por relatar que possuía animais silvestres em casa.
Alguns questionamentos surgiram ao longo do trabalho e percebemos que muitos animais faziam parte de mais de um grupo, por exemplo, animais domésticos úteis e da fazenda, etc.
As crianças escolheram um animal para sabermos mais e o animal escolhido foi o tubarão. Os alunos trouxeram materiais a respeito, figuras e informações e montamos um painel sobre ele, durante toda a semana acrescentamos novidades ao painel, também eu tive que me aprofundar e pesquisar sobre o tubarão.
Com relação aos cuidados com os animais, trouxe para a sala de aula um peixe da raça Beta, e os ajudantes do dia focam responsáveis pelos cuidados com ele.
As aprendizagens...
Muitos alunos se envolveram com os cuidados com o peixe e relataram seus cuidados também em casa com os bichinhos de estimação, outros se lembraram dos animais abandonados nas ruas, conversei sobre a responsabilidade de cuidar de um bichinho na hora de adotar um.
No momento de construção de cartaz sobre os animais e a que grupo cada um pertencia, muitos esclarecimentos foram feitos e também algumas vezes tivemos que retornar as pesquisas para termos certeza do lugar de cada animal, aí surgiu à possibilidade de que os animais podem pertencer a vários grupos, para surpresa de alguns alunos. O bom da discussão é que vários animais considerados nocivos pelas crianças, como a cobra, puderam ser vistos de outra forma o que enriqueceu o trabalho trazendo dois lados da mesma questão, dois pontos de vistas diferentes para o mesmo assunto.
Com a colega Rafaela e seus animais exóticos surgiu o assunto IBAMA e a licença que devemos ter para cuidar destes animais e a conscientização da menina sobre os mesmos.
A mim, a constatação de que as crianças se envolvem muito mais em assuntos de seus interesses, e atividades práticas onde eles participem diretamente, como no caso confecção de cartazes e elaboração de maquetes, tamanho foi o envolvimento das crianças nessas atividades que minha presenças quase não se fazia necessária...
Confirmação de que o trabalho por projetos permite uma liberdade muito grande para abordar assuntos diversos, o foco de nosso trabalho identidade e é bastante amplo, mas através do projeto permite que seja possível a discussão de diversos temas.
Os alunos participaram ativamente de todas as atividades, contribuindo com falas, informações, materiais, pesquisas, figuras etc. Sobre o tubarão foi possível fazer um quadro sobre o que sabíamos o que gostaríamos de saber e o que descobrimos. Manteremos a pesquisa enquanto houver interesse por parte dos alunos. Essa semana o trabalho foi muito mais integrado entre os alunos e eu, pois o assunto animais é muito amplo e também eu juntamente com eles me aprofundei mais no tema, realizando pesquisas e confirmando informações, as trocas foram constantes e a aula fluiu não apenas com o objetivo de transmitir conhecimentos mais de construí-los coletivamente, tornando todos agentes no trabalho.

Trabalho em grupo, confecção de cartazes:



Pesquisa sobre tubarões:



Construção de maquete, em grupos, sobre os animais:



Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Daniela:

Como bem disseste, trabalhar com projetos amplia o tema a ser visto, além de vir no momento em que é solicitado tanto pelo interesse quanto pelo sentido que a questão é dada pelos alunos.

Grande abraço, Anice.