REPOSTAGEM SEMANA 4

Acreditando que a aprendizagem deve ser construída, e que para o aluno passar a relacionar um novo conhecimento, a um prévio já existente, ele deve interagir, explorar, pesquisar, experimentar e internalizar tal conhecimento.
Lembrando Vigotski que denominou o processo de internalização como:
“ ... o processo de reconstrução interna de uma operação externa. Esse processo consiste numa série de transformações em que o indivíduo apreende para si aquilo que se encontra no mundo externo em forma de produções histórico-sociais e culturais. Assim, “[...] uma atividade externa é reconstruída e começa a ocorrer internamente. Um processo interpessoal é transformado num processo intrapessoal.”
(VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1996.)
Pensando assim como professora devo proporcionar a meus alunos recursos para que estes processos possam ocorrer. Assumir uma postura interacionista e aplicar os conceitos do interacionismo de Vygotsky, levando em consideração as experiências anteriores dos alunos, pois proporcionam novas construções, além disso, considerar as relações que estes alunos estabelecem no ambiente em que vivem.
Sendo assim, de nada adianta falar em alimentação saudável a alunos com baixo poder aquisitivo, numa atualidade onde a alimentação saudável é mais cara que a industrializada. Exemplo disso é que as mães de alguns de meus alunos comentaram que com o preço de duas maçãs elas comprariam um quilo de massa e alimentariam a família inteira.
Neste momento repensei meu planejamento. Havia planejado realizar uma receita com os alunos, mas a receita original possuía itens mais caros, então ao invés de pedir para que os alunos trouxessem os ingredientes da receita, eu trouxe alguns e a escola colaborou com outros, e os itens mais caros foram substituídos por itens mais baratos, sem alterar o objetivo de preparar um alimento saudável.
A aprendizagem para ser significativa implica em atribuir significado. Ao longo da semana pesquisamos, conversamos e procurarmos alimentos saudáveis e de baixo preço.
Um dos propósitos da semana era entender a importância de uma alimentação saudável e seus benefícios, este propósito ampliou-se para uma alimentação saudável, benéfica e de baixo custo, indo de encontro às necessidades da comunidade escolar.
As mães mais envolvidas comentaram e demonstraram interesse em participarem da realização de oficinas com receitas com cascas, talos e sobras de alimentos. (reaproveitamento)Mas, esta oportunidade será repensada em um outro momento.
Com o envolvimento de algumas famílias, as crianças se mostraram muito mais entusiasmadas em realizar nossa receita, muitas comentaram que pediriam para suas mães fazê-la em casa. Muitos durante toda a semana trouxeram em suas falas compreensão sobre os benefícios de uma boa alimentação e recriminaram seus colegas que traziam alimentos “menos saudáveis”, também contribuíram com falas e idéias sobre uma boa alimentação.
Houve, portanto nesta experiência trocas significativas entre professor, aluno e famílias, que contribuíram para aquisição de conhecimento e mudança de hábitos, não de uma forma imposta, mas internalizada a partir de conceitos trabalhados de acordo com os interesses dos envolvidos no processo.

2 comentários:

Profa. Luciane Corte Real disse...

Oi Daniela!!!
Ficou muito boa tua repostagem... Conseguiste trazer a tua aprendizagem e argumentar teoricamente. Abraços profa. Luciane.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Daniela:

Está bárbara tua repostagem!

É mesmo necessário se adequar à realidade dos alunos para que a atividade faça sentido a eles. A modificação da receita, por ex, é um bom exemplo disso.

Grande abraço, Anice.