SEMANA OITO

Uma das principais características do planejamento é a flexibilidade.
Durante essa semana fiz uso da flexibilidade do meu planejamento para adequar o meu plano semanal a proposta da escola.
Esta semana, em função do feriado, meu tempo com os alunos foi reduzido. (trabalhei com eles apenas três períodos na terça-feira e os acompanhei à Fundação Thiago Gonzaga na quarta-feira e a escola fez feriado ponte na sexta-feira)
O tema proposto para a semana seria “eu e minha casa”. Este tema sofreu alteração em função do passeio oferecido pela escola à fundação Thiago Gonzaga, então o tema tornou-se “eu no caminho para casa”. Trabalhei com os alunos assuntos relativos aos cuidados que devemos ter conosco no caminho para casa, no trânsito, pois muitos alunos utilizam transporte público para chegar à escola, outros “caronas” e muitos vêm a pé, mas a grande maioria vem sozinha para a escola e é notável o comportamento inadequado das crianças e das famílias frente ao trânsito em geral. Ao saírem da escola correm entre os carros, andam pelo meio da rua, não respeitam semáforos, etc. Quanto aos motoristas, deixam carros estacionados em lugares indevidos, obstruem a passagem dos pedestres, superlotam os carros com crianças, entre outros. São realmente bastante tumultuados os horários de saída e chegada na escola.
Durante o trabalho os alunos contribuíram com suas falas e relatos, abordei alguns sinais de trânsito da redondeza da nossa escola.
Na quarta-feira visitamos a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e assistimos à peça: Últimos dias de super herói.
A peça foi de encontro aos cuidados com a vida de que falamos na aula.
Os resultados deste trabalho serão sentidos ao longo do ano letivo onde continuarei abordando o tema, pois ele requer uma mudança e tomada de consciência por parte de toda a comunidade, iniciando com as crianças que serão pequenos multiplicadores da valorização da vida.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Daniela:

Que bom que soubesse tirar proveito da oportunidade.

Lembro de ter assistido a palestra do pessoal da Fundação Thiago Gonzaga quando ainda estava no colégio e utilizo os ensinamentos até hoje. Com certeza, teus alunos também se beneficiarão das informações e terão mais consciência após estes trabalhos.

Grande abraço, Anice.