SEMANA SEIS

Atividade de contorno corporal e desenho de sua própria imagem:



O resultado de tanta dedicação pronto! Não poderia ser melhor:



Experimentação para percepção através dos sentidos:



Na semana seis trabalhei com minha turma assuntos relacionados ao corpo e cuidados com ele.
As aprendizagens que destaco são as referentes às atividades desenvolvidas sobre o contorno corporal e desenho de sua própria imagem e as envolvendo os órgãos de sentido.
Em relação à atividade de contorno corporal a aprendizagem também foi minha em dois momentos: um inicial, onde eu comecei a contornar os alunos e me dei conta que eles próprios eram capazes de fazê-los. Neste momento pedi que formassem duplas e realizassem os contornos, assim delegando responsabilidades e estimulando autonomia e participação dos alunos envolvendo-os mais ainda na atividade. Assim sendo mais coerente com o que desejo para eles. Em certo momento da atividade duas alunas me procuraram e disseram realmente não ter conseguido realizar a tarefa, me mostrando o papel. Perguntei a elas como resolveríamos o problema já que eu havia devolvido o rolo de papel cartaz... Uma das meninas me respondeu: - É só virar e fazer do outro lado. Eu concordei as duas correram satisfeitas para continuar trabalhando.
Percebi que como Paulo Freire traz na pedagogia da autonomia:
“ Não há docência sem discência, as duas se explicam, e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender" (p. 25)
Constatei que os alunos se envolveram de tal forma na atividade que nos esquecemos de lanchar, e muitas crianças após uma semana sem recreio não queriam fazê-lo, mesmo com minha insistência, elas queriam continuar trabalhando.
A outra aprendizagem a ser destacada é a relacionada aos órgãos do sentido. Ao explicar aos alunos os nomes que damos a cada um, as crianças acharam estranho chamar, paladar, audição... Elas estavam mais familiarizadas apenas com a nomenclatura visão. Ao perguntar se eles haviam entendido para poder passar para a atividade prática, um aluno respondeu:
Sim !!! É como enxergamos com as mãos, com o nariz, com as mãos ...
De sua maneira ele explicou como havia entendido.
Após partimos para a atividade prática onde trouxe vários sabores, texturas, cheiros e sons para os alunos experimentarem sem usar a visão, por isso foram vendados. Todos participaram com muito entusiasmo e queriam fazê-lo novamente... Dava para perceber na hora da degustação as preferências pelos doces e salgados e as caretas pelos amargos e ácidos.
Somente gostaria de acrescentar que percebi certa dificuldade em geral, por parte das crianças, na identificação dos sons. Utilizei sons conhecidos com o relógio, chaves, guizo, mas mesmo assim muitos não reconheceram.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Daniela:

Gosto bastante de ler tuas postagens, pois trazes argumentos da tua experiência concreta. Tanto nos é oportunizado observar tuas aprendizagens quanto as aprendizagens dos teus alunos.

Grande abraço, Anice.