DECROLY...

Decroly acreditava na possibilidade de o aluno aprender a aprender, na capacidade do aluno conduzir sua própria aprendizagem. Acredita que as crianças aprendem o mundo com base em uma visão do todo, que depois é organizado em partes. Para ele a necessidade gera o interesse e esse o conhecimento, as necessidades básicas humanas segundo Decroly são: comer, abrigar-se, defender-se e produzir. Ele se assemelha a Montessori, pois ambas acreditavam que o ensino deveria aproveitar as aptidões naturais de cada faixa etária. Mas um preferia o trabalho em grupo e outro o trabalho individual. Decroly acreditava que o trabalho em grupo prepararia o individuo para o convívio em sociedade. Os métodos propostos por ele se baseiam na observação, associação e expressão. Ele se dedicou ao campo da linguagem, e acreditava que a palavra não era o único meio de expressão.
O que me chamou atenção foi à forma como sua escola era organizada, com os centros de interesse, que funcionavam como oficinas, é priorizado o que os alunos querem aprender e a montagem do currículo feito por eles. Atenção também especial a jogos, brincadeiras e exercício.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Daniela! Chegaste a pensar na possibilidade de unir várias destas informações a fim de enriquecer o enfoque e experimentar em diferentes formas daquelas tradicionais? Abraço, Anice.