ESCOLA NOVA

Movimento de renovação na educação no Brasil baseado na ação seguiu a pedagogia de Rousseau, (A educação é o caminho para a escola renovada) influenciou sistemas educacionais e professores e no século XX. A proposta era de que a educação se renovasse para estimular a mudança social. O maior avanço da Escola Nova foi à possibilidade do aluno ser autor de suas próprias experiências através de métodos ativos e criativos. Sua contribuição é vista quando em nossas salas de aulas estão presentes os usos de ferramentas como rádio, televisão, computador, etc...
PIONEIROS DA ESCOLA NOVA:
JOHN DEWEY (1859-1952):
Ensino pela ação e não pela instrução;
A educação se reconstrói continuamente as experiências concretas, ativas, produtivas, de cada um, uma educação, pragmática, instrumentalista;
Convivência democrática;
A educação leva a resolução de problemas da vida fazendo o aluno pensar;
O pensar tem cinco estágios:
1º) uma necessidade sentida; 2º) a análise da necessidade; 3º) as alternativas de solução do problema; 4º) a experimentação de várias soluções; 5º) a ação final de maneira científica; Uma visão de educação como processo e não como produto.
OVIDE DECROLY (1871-1931):
Criou o método dos Centros de Interesses;
Os métodos se baseiam na observação, na associação e na expressão.
Distinguem-se dos projetos porque não visam um fim, a construção de algo.
MARIA MONTESSORI (1870-1952):
Utiliza em crianças normais seu método de recuperação de crianças deficientes;
Seus métodos se baseiam na utilização de jogos educativos para trabalhar o tato, a pressão, cores, formas, espaços, etc...;
Aparece aqui pela primeira vez na educação ambientes condizentes com o tamanho das crianças.
CÉLESTIN FREINET (1896-1966):
Acreditou que era necessário transformar a escola por dentro, pois era dentro dela que se manifestavam as contradições sociais;
Em primeiro lugar vinham o trabalho e a cooperação;
Seu objetivo era criar uma escola do povo;
Criou uma pedagogia do trabalho, o objetivo da escola era criar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e quem o exerce;
Aulas passeio (estudo de campo), cantinho pedagógico e troca de correspondência;
O professor deve estimular experiências e colaborar para o êxito dos alunos;
Não via valor didático no erro, o fracasso desestimula o professor deve ajudar na superação do erro;
Acredita no envolvimento afetivo;
Pedagogia do bom senso, aprendizagem como resultado de teoria e prática, ação e pensamento;
Livre expressão + atividade cooperativa = nova educação;
Baseia-se em: cooperação, comunicação, documentação e afetividade.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Daniela! Bem interessante toda essa variedade de métodos. Tu chegaste a pensar como partir para a prática a partir destes conhecimentos? O que poderias mudar em tua sala de aula para melhor? Abraço, Anice.