TERCEIRA SEMANA...


As aprendizagens positivas que posso destacar na semana dizem respeito à introdução do jogo como recurso pedagógico.
Segundo Vygotsky:
É a partir dos jogos que permitimos que os alunos sejam criativos, pensem de forma diferente, que possam ser autônomos e não reprodutores de regras e leis, permitimos que criem suas regras. "Em um sentido, no brinquedo a criança é livre para determinar suas próprias ações" (Vygotsky,1989:118).
Foi extremamente importante observar os alunos durante a atividade proposta: jogo dos gostos. Primeiramente observar a forma de organização e composição dos grupos a autonomia para criar regras para jogarem, o respeito em cada rodada. Em segundo momento perceber as trocas e interação dos grupos, ouvir as falas dos alunos, perceber que muitos não sabiam opinar e dizer suas preferências em relação ao que lhes era pedido, e outros alunos demonstravam surpresa ao ver que mais de um colega, assim como ele, gostava ou preferia o mesmo.
Desta forma acredito estar trabalhando vários aspectos que remetem ao meu planejamento e objetivo com o projeto Identidade. Com uma atividade foi possível avaliar, identificar, construir regras, estimular autonomia, interação entre os alunos, autoconhecimento, entre outros objetivos do projeto.
Trabalhando de acordo com a proposta do projeto, e de forma lúdica construindo conhecimento, destaco ainda o trabalho realizado com rimas. Após a leitura e trabalho como texto: Ou isto ou aquilo de Cecília Meireles. Utilizei a rima para facilitar a relação som-letra, e através dela construímos um “livrão” procurando fazer rimas com os nomes dos alunos aliado a suas preferências anteriormente pesquisadas. Foi um momento lúdico de brincadeira e de brincar com as palavras onde todos interagiram e se envolveram com o trabalho. O lúdico é uma maneira prazerosa de proporcionar à criança experiências novas. Também desenvolve a organização espacial, amplia o raciocínio lógico na medida em que exige estratégias de planejamento e estimula a criatividade e com o lúdico encerrei a semana.
Mas, apesar de estar aplicando o trabalho proposto, ainda não foi possível realizar a pesquisa sobre a origem dos nomes dos alunos, pois mais uma vez não conseguimos utilizar o laboratório de aprendizagem, desta vez não havia uma pessoa disponível que pudesse ligar os computadores. Com muita boa vontade a secretaria da escola subiu até o laboratório de informática para fazer este trabalho, no momento em que ela pode, mas já havia se passado mais da metade do período que tínhamos direito, e eu já estava realizando outra tarefa. Então mais uma vez ficou para a próxima semana.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Daniela:

De fato, através desse jogo, o aspecto da identidade dos teus alunos pôde ser explorado e trabalhado de forma lúdica e criativa.

Grande abraço, Anice.