SEGUNDA SEMANA...



Esta semana foi bastante produtiva, pois percebi entendimento dos alunos quanto aos temas abordados. Trabalhei com eles respeito pela diversidade cultural. Abordamos a cultura indígena. Na semana passada havíamos abordado a negra. Interessante é que fomos convidados a assistir um filme: Kirikou 2, onde o personagem principal é um menino muito pequeno de uma tribo africana com diferentes hábitos e costumes, assim como os índios. O espanto inicial foi que as mulheres da tribo não cobriam os seios e o menino Kirikou andava nu. Mas, a história era tão envolvente que este espanto passou naturalmente.
Os meninos destacaram que mesmo sendo tão pequeno, Kirikou era esperto, e resolvia os problemas que iam surgindo no desenrolar da história.
No final da manhã conversamos sobre diferenças e semelhanças entre as culturas.
Os alunos demonstraram através de suas falas, compreensão e respeito pelas diferentes culturas, e também perceberam que as culturas se “mesclam”, pois utilizamos, por exemplo, palavras que são de origem indígena, entre outras comparações.
Nesta semana também realizamos o trabalho referente à medição dos alunos, que ocorreu de forma tranqüila, as noções de comprimento foram apresentadas e os alunos iniciaram as comparações entre seus tamanhos, queriam saber quem era o maior da turma e quem era o menor.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Daniela!

É bem importante entender o que tens feito com os alunos em sala de aula, até mesmo porque, para refletir sobre algumas questões, é importante que o fato seja descrito.

No entanto, vocês tem já um espaço para isso que é o pbwork do estágio em que o supervisor ficará a par do que vem ocorrendo.

Aqui é um espaço para refletires sobre a tua prática: o que a turma demandou; o que te instigou; quais aspectos te chamaram atenção durante a semana, certo?

Grande abraço, Anice.