25/10 até 31/10...

A colaboração...
Para a pesquisa, realizei uma atividade onde os alunos foram organizados em duplas com níveis de escrita próximas, formando onze duplas. Os alunos apresentaram comportamentos diferenciados em relação à colaboração. A atividade proposta era um autoditado que deveria ser realizado em colaboração, com a intenção de promover um conflito socioognitivo e gerar conhecimento.
“O conflito sócio-cognitivo pode ser induzido compondo grupos de maneira que eles tenham indivíduos com níveis diferentes de desenvolvimento cognitivo. Acredita-se, também, que as interações decorrentes desse conflito levem os indivíduos participantes a um estágio superior de conhecimento [3].” (Conflito Sócio-cognitivo e Estilos de Aprendizagem na Formação de Grupos para o Aprendizado Colaborativo de Programação de Computadores .http://www.brie.org/pub/index.php/rbie/article/viewFile/40/34 acessado em 10/10/2010)
Foi possível perceber os tipos de colaboração presentes em cada dupla,algumas crianças dividiram a tarefa, mas não deixaram de colaborar, trocar ideias, discutir opiniões, durante sua realização. Para outras, o trabalho possibilitou interação desde o princípio, envolvendo colaboração mútua em toda a sua elaboração, permitindo uma reelaboração de suas hipóteses de escrita, e, ainda para outras serviu para que aprendessem a colaborar.
Para Piaget (1977) a troca de pontos de vista e opiniões com os outros se faz necessária para a construção da lógica e moral na criança. O pensamento se desenvolve através da adaptação ao meio com a intenção de chegar a um pensamento formal e socializado levando ao desenvolvendo da moral até chegar a autonomia.
A partir da tarefa para a pesquisa as crianças seguidamente pedem para serem colocadas em duplas, como naquela ocasião, demonstrando que a interação entre eles foi significativa a ponto de querem que se repita.

3 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Daniela:

Esta postagem é bem interessante, mas fiques atenta para não fugires do objetivo do blog neste semestre que é linkar alguma teoria já vista nas interdisciplinas que somam ao teu TCC, certo?

Grande abraço, Anice.

Portfólio de aprendizagem 164198 disse...

Ok Anice,foi um lapso meu, estava tão voltada para a questão do TCC que esqueci as regras deste semestre por aqui. Mas para essa postagens utilizei como referencial a interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II” com o título “Identificando epistemologias”, onde se faz uma abordagem da Epistemologia Genética e do Sóciointeracionismo. Dá espistemologia, a teoria de equilibração de Piaget origem do conflito sociocognitivo de Vigotsky.

Anice - Tutora PEAD disse...

Ok! :)