01 até 07/11...

Métodos de pesquisa...
Para concluir o TCC voltei minha atenção para os métodos de pesquisa e o professor Eliseo me indicou o capítulo 9 do livro: Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos de Jhon W. Creswell (2010) onde o autor faz uma lista de características importantes que devem estar presentes na pesquisa qualitativa, tipo de pesquisa que optei para o TCC devido as possiblidades que ela permite. Salientando a interação direta do pesquisador com o objeto de estudo e a valorização de todo o processo e não apenas o resultado do estudo.
As características destacadas por Jhon Creswell são:

• A coleta de dados em ambiente natural, no local onde o problema está sendo estudado;
• As múltiplas fontes de dados, como entrevistas, observações e documentos;
• A análise de dados indutiva, onde os pesquisadores criam seus próprios padrões categorias e temas para organizar dados. Este processo indutivo mostra o trânsito do trabalho entre pesquisa e banco de dados até que o pesquisador estabeleça um conjunto abrangente de temas, isso também pode envolver a colaboração dos participantes de modo a poderem interagir dando forma aos temas e abstrações que emergem do processo.
• Os significados dos participantes, o processo da pesquisa mantém o foco na aprendizagem do significado que os participantes dão ao problema ou questão pesquisada.
• O projeto emergente, o processo de pesquisa qualitativa é emergente, isso quer dizer que o plano inicial não pode ser rígido e que todas as fases do processo podem mudar ou se deslocar depois que o pesquisador inicia a coleta de dados. A ideia principal é aprender sobre o problema ou questões da pesquisa com os participantes e a pesquisa servir para mostrar isso.
• A lente teórica, os pesquisadores qualitativos utilizam lentes teóricas para enxergar seus estudos, tais como o conceito de cultura, de gênero ou de classe. Os estudos podem ser organizados em torno da identificação do contexto social, político ou histórico do problema estudado.
• Interpretativo, a pesquisa qualitativa é uma forma de investigação interpretativa, os pesquisadores fazem uma interpretação do que enxergam ouvem e entendem, não podendo ser separada de suas origens e histórias. Os leitores desta pesquisa assim como os participantes também fazem uma interpretação da mesma oferecendo ainda outras interpretações sobre o estudo, deixando claro que muitas visões podem surgir do problema.
• Relato holístico, Os pesquisadores qualitativos desenvolvem um quadro complexo do problema que esta sendo estudado. Envolvendo o relato de múltiplas perspectivas, identificação de muitos fatores envolvidos e esboço de um quadro mais amplo que emerge. Um modelo visual de muitas faces de um processo ou fenômeno central ajuda no estabelecimento deste quadro holístico.
• O pesquisador como instrumento fundamental, o pesquisador qualitativo coleta pessoalmente os dados por meio de exame de documentos, observação ou de entrevista com os participantes. Não costumam usar instrumentos desenvolvidos por outros pesquisadores.

3 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Daniela:

Digo o mesmo para esta postagem, certo?

Grande abraço, Anice.

Portfólio de aprendizagem 164198 disse...

Querida Anice, realmente para essa postagens utilizei apenas como referência o meu TCC. Mas, ao relê-la posso relacioná-la ao primeiro texto trazido pela interdisciplina do eixo 7, Didática, Planejamento e Avaliação, onde Refletimos sobre as marcas que as práticas pedagógicas deixam em nossas vidas e Analisamos relações de ensino-aprendizagem no contexto escolar. Pois o que trago em minha postagem é mais uma vez a contribuição do professor Eliseo em minha jornada neste curso. O que remete a o autor do primeiro texto desta interdisciplina: Miguel Arroyo:
“Prefiro pensar que o aprendizado vem dos primeiros contatos e vivências dos mestres que por longos anos tivemos, desde o maternal. As lembranças dos mestres que tivemos podem ter sido nosso primeiro aprendizado como professores. Suas imagens nos acompanham como as primeiras aprendizagens. (...) Repetimos traços de nossos mestres que, por sua vez, já repetiam traços de outros mestres. Esta especificidade do processo de nossa socialização profissional nos leva a pensar em algumas marcas que carregamos. São marcas permanentes e novas, ou marcas permanentes que se renovam, que se repetem, se atualizam ou superam”. (Miguel Arroyo, Ofício de Mestre, 2002, p. 124)
Pretendo levar comigo as marcas de uma aprendizagem colaborativa proporcionada pelo PEAD, onde a aprendizagem se fez presentes em diferentes interações, destacando-se aquelas em que mestres e alunos aprenderam juntos, aprenderam com seus pares, aprenderam com os alunos de seus alunos,aprenderam com a experiência.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Daniela:

Dúvida suprida! :)

Obrigada pelo retorno.. é fundamental!

Grande abraço, Anice.