08/11 até 14/11

A interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade, eixo V, inicia propondo uma reflexão sobre o nosso fazer cotidiano. Ao retomar essas leituras percebo que minhas convicções em relação ao ser professora mantiveram-se e não esfriaram ao longo dos anos. Meu TCC traz em sua introdução um pouco de minha trajetória, crenças e de minha busca por aperfeiçoamento.
A reler meu texto: Ser professor, percebi que minha crenças e convicções continuam as mesmas, mas na época em que o escrevi, faltava-me o referencial teórico. Carecia de algo para me apoiar. Como havia dito em certo momento de meu trabalho, minha forma de dar aulas era uma verdadeira sopa de letrinhas, onde tateava formas e maneiras, métodos e jeitos de ajudar meu aluno a crescer, lançando mão de tudo que estava ao meu alcance. Hoje, está busca é mais ponderada e menos frenética, pois não preciso abrir mão de tudo que acredito e vivi para seguir em frente, posso agregar valor e conhecimento ao caminho já trilhado, baseada em verdades que acredito e me sustentam. Posso procurar apoio e hoje sei onde procurar, não tateio mais sozinha, vou direto na fonte.
Ainda acredito, reafirmando o que escrevi no eixo V, que o meu papel como professor é o de problematizar e criar condições favoráveis e adequadas para que todos possam construir seu conhecimento, através de discussões em sala de aula, procurando sempre me voltar para o interesse do aluno através de projetos de trabalho que sejam de acordo com a realidade em que estão inseridos, dando um novo significando a suas formas de pensar, agir e interagir no mundo que o cerca.
Freire afirma que “A grande tarefa do sujeito que pensa certo não é transferir, depositar, oferecer, doar ao outro, tomado como paciente de seu pensar, a inteligibilidade das coisas, dos fatos, dos conceitos”, mas desafiar o educando na sua formação crítica enquanto cidadãos. (FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.)

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Daniela:

De fato, a criação de condições de aprendizagem hoje te ajuda pela questão teórica conquistada durante o curso. Além disso, tua segurança profissional é sentida pelos alunos facilitando o acesso ao conhecimento e as instigações por parte desses.

Grande abraço, Anice.