SEMANA 10



(Alunos se organizando para torcer pelo Brasil a copa e pelo Uruguai na gincana da escola)


Última semana de estágio, mas o projeto identidade continuará.
A semana iniciou agitada e festiva com a notícia de que vencemos a gincana da festa junina.
Minha turma venceu as demais turmas da escola, mesmo sendo um segundo ano e competindo com toda a escola e conseguiu vencer...
As crianças ficaram muito felizes com o resultado de seus esforços.
Esta gincana mostrou de forma mais visível, o resultado do trabalho ao longo destas dez semanas, indo de encontro aos objetivos do projeto, como desenvolvimento de autoestima, autonomia, solidariedade, independência, entre outras questões levantadas pelo projeto.
Para alcançarem um objetivo em comum, os alunos se uniram e aprenderam a lidar com as dificuldades e diferenças de cada um, desenvolveram espírito cooperativo e solidário.
Durante essa semana também se iniciou outra gincana na escola, a da copa do mundo.
Cada turma representará um país e a nossa ficou com o Uruguai. Nos preparamos para o desfile de abertura da gincana confeccionando bandeirinhas e pesquisando um pouco sobre o pais. Juntos nos caracterizamos para o desfile. O mesmo ocorreu no dia 15/06, nos caracterizamos para torcermos para o Brasil.
Os alunos estão empolgados com essa segunda gincana e esperam alcançar bons resultados. Conversei com as crianças sobre a importância de se participar, sobre vencer e perder. O prêmio da festa junina era ganhar transporte para um passeio, em conversa com a turma, lembramos que gostaríamos de fazer três passeios ao longo do ano letivo, uma ida ao teatro, que já ocorreu, ir ao cinema e ir a um parque da cidade. Após pesquisar muito havia conversado com as crianças e as outras professoras de A20, que ir ao cinema seria quase impossível pelo auto custo que teria e as condições financeiras das turmas. Agora como ganhamos o transporte e à ida ao cinema se torna mais viável. Mas, esse prêmio é apenas para a turma vencedora...
Eu e meus alunos decidimos dividir o prêmio com as outras turmas de A20, oportunizando a ida de todos ao cinema.
Abordo esse fato, para mais uma vez destacar ações perceptíveis do crescimento das crianças em relação aos objetivos traçados no projeto. Na turma se vê o espírito de solidariedade e cooperação, o maior envolvimento e participação de todos nas atividades propostas. Está se formando uma turma muito mais unida, que busca formas de auxiliar os colegas com dificuldades, que é generosa, solidária. Estou orgulhosa destes resultados.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Daniela:

De fato, é possível perceber a relação entre os alunos em qualquer atividade. Que bom que percebeste o espírito de cooperação e interação deles.

Grande abraço, Anice.