De 11/10 até 17/10

Sobre a aprendizagem colaborativa...





Para um trabalho colaborativo existir é necessário que haja interação entre os pares envolvidos. A interação é um meio para que a aprendizagem colaborativa se estabeleça.
A interação pode ser obtida através de diversas atividades, envolvendo síntese, comparação, argumentação, integração e construção. [1]
Com as atividades que proponho em meu TCC busco realmente envolver meus alunos em um trabalho colaborativo, observendo a colaboração mútua e buscando estimular a interação.
Observei meus alunos em dois ambientes, um a sala de aula, onde realizaram uma tarefa de escrita, em duplas com níveis no processo de alfabetização diferentes, mas próximos, e no laboratório de informática, com a mesma proposta de trabalho, mas utilizando o computador com recurso.
Ambas experiências foram ricas e proporcionaram uma oportunidade de realmente perceber como as crianças interagem entre si de forma colaborativa, observei que na grande maioria optaram por trabalharem desta forma, contribuindo para a elaboração e reestruturação de hipóteses de escrita. Segundo Piaget, (1975) para haver construção de conhecimento é necessário que aconteça ação sobre o objeto de estudo e que está ação provoque desequilíbrio, o resultado deste desequilíbrio gera assimilação ou acomodação e assim construção de esquemas e conhecimento. O diferencial entre as atividades é que a experiência no laboratório de informática envolveu mais os alunos que se manteram muito mais voltados para o trabalho, ocorrendo menos distrações do que na sala de aula.



[1] http://www.niee.ufrgs.br/eventos/RIBIE/2000/demostraciones/007.htm

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Daniela:

Estas observações e comparações são importantes para entendermos as particularidades que podem ocorrer na aprendizagem colaborativa.

Grande abraço, Anice.

PS - Faltou inserir o ano e livro de Piaget, certo?