04/10 até 10/10

Compreendendo o trabalho de colaboração...
Trabalhando em cima da questão de meu TCC: Como a colaboração entre alunos pode facilitar o processo de alfabetização?
Recebi do professor Eliseo uma indicação de leitura muito interessante: POSSIBILIDADES E FORMAS DE COLABORAÇÃO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL de Daniela Karine Ramos (Universidade Regional de Blumenau/2007) que traz ideias de Campos et al (2003) baseado em Brna (1998), no artigo “Modelos de Colaboração” apresentando níveis de colaboração:
1) Divisão de trabalho: o trabalho é dividido em tarefas e cada membro do grupo
fica responsável por uma delas;
2) Estado de colaboração: há momentos de trabalho individual e momentos de
trabalho em grupo;
3) Colaboração como propósito final: o trabalho tem como objetivo o aprender a
colaborar;
4) Colaboração como meio: o objetivo do trabalho é aprender algo a partir de
ações colaborativas;
5) Colaboração formal: os membros do grupo comprometem-se e firmam acordo
para realizar o trabalho colaborativamente;
6) Colaboração informal: a colaboração surge espontaneamente.
Estes níveis de colaboração tornam o conceito mais amplo e flexível, o que
permite identificar vários movimentos de colaboração presentes entre os grupos de
alunos pesquisados, sendo muito comum o de divisão de trabalho – utilizada para
facilitar a organização e garantir a independência dos membros do grupo - e a
colaboração formal – na qual o professor propõe o trabalho para os grupos de alunos.
Essa perspectiva nos permite admitir a divisão de tarefas como sendo parte do processo,
o que não afeta o seu caráter colaborativo.
A partir deste trabalho foi possível definir que tipo de colaboração busco no meu trabalho em sala de aula e que rumos posso tomar para alcançá-lo.
Trabalharei com a colaboração como meio, uma ação onde os objetivos e os problemas são compartilhados visando à construção do conhecimento. A colaboração será o meio, o objetivo do trabalho é aprender algo a partir de ações colaborativas, este algo será a construção da escrita.
A escolha pelo trabalho colaborativo vai de encontro a uma proposta onde o conhecimento é construído através das interações sociais. As relações entre colaboração e aspectos sociais remetem a Vygostsky (1994) e a ideia de que a aprendizagem ocorre na relação com os outros, através da interação social em um processo de apropriação e transformação de conhecimentos.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Daniela:

Achei bem útil os "Modelos de Colaboração”, já que a partir do conhecimento do que é possível ocorrer, pode-se perceber qual é o nível do grupo.

Grande abraço, Anice.