13/09 ATÉ 19/09 - TRABALHO SOBRE AS APRENDIZAGEM NOS EIXOS 1,2 E 3.

Minhas postagens neste blog foram de encontro ao trabalho que está sendo desenvolvido em meu TCC, a temática gira em torno do processo de alfabetização e da interação entre alunos para construção da leitura e escrita. Agora confesso que inicialmente não compreendia a razão de um exercício de retomada dos eixos anteriores, pois estava totalmente voltada para o TCC e para minha dificuldade em desenvolvê-lo, apresentei uma atitude um tanto imatura frente à atividade do blog, e por não compreendê-la minha atitude inicial foi a de negá-la. Após o mal estar inicial, segui em frente com as propostas de trabalho.
Revisitei as interdisciplinas do segundo semestre do PEAD, que me auxiliaram na construção de uma linha de pensamento a ser desenvolvido, retomei algumas leituras e retornei às minhas atividades para auxiliarem-me na construção do meu trabalho de conclusão.
Aos poucos já consegui esboçar uma estrutura inicial para o trabalho e fui fazendo minhas postagens semanais no blog, e devo afirmar que a sugestão de revisitar os eixos anteriores foi essencial para o deslanchar de meu trabalho. Este movimento levou-me a perceber meu crescimento ao longo dos semestres. Logo que visitei as interdisciplinas de Fundamentos da alfabetização e de Desenvolvimento e Aprendizagem sobre o enfoque da Psicologia, procurei por textos que contribuiriam para minha pesquisa, selecionei alguns destes textos os li. Foi possível lembrar de alguns destes textos enquanto os reli-a, ter uma vaga lembrança sobre seu conteúdo, enquanto outros me pareceram totalmente novos. Após as leituras, fiquei curiosa a respeito das impressões que tive na época em que os textos me foram apresentados.
Segui revistando também as páginas de propostas de atividades e por fim reli minhas produções. Analisando as atividades fica evidente que não dominava muito bem a ferramenta de texto Word, mas o principal tinha uma visão mais restrita sobre as questões abordadas. Percebi e lembro bem do esforço para realizar as atividades do tempo envolvido, da procura em realizar um bom trabalho. Mas hoje o resultado seria melhor porque tenho uma bagagem muito maior, tenho mais base para trabalhar aqueles temas. Uma de minhas postagem neste espaço foi justamente uma releitura de uma das atividades de Fundamentos da Alfabetização, que após ler o texto imediatamente comecei a registrar minhas impressões a respeito. O texto falava sobre Letramento e Alfabetização e eu gostei muito de ter entrado em contato com ele novamente. Lembro que na época esses dois conceitos não me eram claros, e agora foram de fácil entendimento. Percebo que consegui assimilar muito bem conceitos que em outro momento me causaram estranheza.
Gostaria de comentar ainda que minha escrita era simples, procurando atender as solicitações das tarefas, mas sem muito aprofundamento como se faz necessário agora.
Para encerrar desejo relatar uma situação ocorrida em minha, onde as professoras deveriam apresentar um planejamento trimestral, e houve muita resistência a respeito por parte de um grande grupo de colegas. A escola continuou impondo a tarefa e em reunião retomamos o assunto, eu achei muito natural fazer um planejamento individual, ao comentar isso quase fui expulsa da reunião... Bom o tempo passou e eu entreguei o planejamento à supervisão que ao ler me disse que parecia um trabalho de faculdade, e que não era necessário estar tão bem estruturado.
Hoje quando realizo alguma atividade dentro ou fora da faculdade, procuro aplicar (e aplico! de forma natural) as aprendizagem e vivencias que construí no curso PEAD.

2 comentários:

Portfólio de aprendizagem 164198 disse...

Anice, revisando minhas postagens percebo que me adiantei nesta última relativa as aprendizagens dos eixos 1,2 e 3. É que ao rever as orientações percebi que me enganei: contei quatro postagens e não a quarta postagem do mês de setembro.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Daniela:

Não tem problema teres te adiantado... a ordem não altera o produto. :)

Agora, até o final do mês, só é necessário fazer mais 2 postagens referentes às interdisciplinas e não mais escrever sobre as reflexões quanto ao crescimento aqui no blog, certo?

Gostei do teu relato.. trouxeste muitas comparações que revelam o crescimento obtido.

Grande abraço, Anice.