SEMANA DE 06/09 ATÉ 12/09

Durante essa semana me detive exlusivamente em procurar materiais que auxiliassem minha pesquisa, e como ela gira em torno da alfabetização decidi falar um pouco sobre a alfabetização neste espaço.
Revisitei a interdisciplina de Fundamento da Alfabetização e retornei ao texto sobre alfabetização e letramento.

Na atual sociedade ser alfabetizado exige muito mais que decifrar códigos e dominar técnicas de leitura e escrita, é necessário saber fazer uso desta leitura e escrita. A este uso denominou-se letramento.
Conforme o analfabetismo em nosso país foi sendo minimizado, observou-se uma nova realidade: pessoas que lêem e escrevem, mas não incorporam estas práticas as suas vidas.
Letrado é aquele sujeito que faz prática da leitura e escrita, que incorpora seu significado, mesmo aquele que não sabe decifrar códigos pode ser letrado, o individuo letrado faz uso da aprendizagem. Uma pessoa pode ser letrada mesmo que ainda não tenha aprendido a ler e escrever, mas se envolve em práticas sociais de leitura e escrita. Uma pessoa alfabetizada que domina as técnicas de leitura e escrita, mas não as aplica, não é letrada.

“Uma criança, que mesmo ainda não dominando a técnica da leitura e da escrita, folheia livros, jornais, revistas... finge lê-los, brinca de escrever, escuta histórias lidas por outro, está rodeada de material escrito e percebe seu uso e função, pode ser considerada letrada, pois já entrou no mundo do letramento. Embora, seja considerada analfabeta, pois ainda não aprendeu a ler e escrever.” (Jaqueline Picetti e Annamaria Rangel. s/data)

Minha preocupação estando em sala de aula como professora alfabetizadora deve ser a de ensinar meus alunos a irem além de mera decifração de símbolos e códigos, mas de ensiná-los a fazer uso da leitura e escrita. Uma forma de aproximar as crianças destas práticas é fazê-las perceber a variedade de informações escritas que existem em nosso meio, exemplo disso é levar para a sala de aula atividades com diferentes portadores de textos, fazendo-as entrar em contato com livros, jornais, revistas, bulas de remédios, receitas culinárias e outros tipos de literatura. Outra prática a ser utilizada pode ser a hora do conto, onde pode-se usar gestos, mudar o tom de voz para fazer a leitura. Também é possível (e eles gostam muito) pedir para aqueles alunos que já estejam lendo, (e que desejem) ler em voz alta para os demais colegas, geralmente esta criança se sente importante e desperta nas demais o desejo de ser o próximo a ler.
É necessário que a escola desperte em seu aluno o gosto pela leitura e escrita e favoreças as práticas que o mantenham em contato com o mundo letrado.

Referência:

Síntese dos dois primeiros capítulos (O que é Letramento? E O que é Letramento e Alfabetização) do livro: SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Autêntica: Belo Horizonte, 2001. Material elaborado pela Profa. Doutoranda Jaqueline Picetti e pela Profa. Dra. Annamaria Rangel.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Daniela:

Estás no caminho certo.. encontraste materiais que te auxiliarão a expandir tua questão e mesclaste tua opinião juntamente com a dos autores.

Ficou faltando inserir o autor e o ano das tuas citações. Assim como o livro que mencionaste.

Grande abraço, Anice.