DE 09/11 ATÉ 15/11:

LIBRAS...
Ao ler os textos sugeridos pela interdisciplina de LIBRAS fiquei bastante impressionada com a história dos surdos. Não fazia ideia de como foram julgados e excluídos... Me causou espanto a ignorância da época, também me chamou a atenção a decisão tomada no Congresso de Milão, em 1880 de optar pela oralidade como educação para os surdos. Possuíam o pensamento de que sem fala não existe pensamento. Penso nas dificuldades enfrentadas pela comunidade surda da época, essa de decisão implicou no direito de escolha daquelas pessoas, foi-lhes negado o direito de como se expressarem, e lhe fora imposta a forma como deveriam fazer. A língua de sinais tornou-se, me parece, algo obscuro porque segundo o texto sugerido era mantida as escuras, por mais de cem anos.
Como todo processo de evolução, muitos foram os métodos que vieram a serem desenvolvidos para auxiliar a comunicação dos surdos. Como leiga ao iniciar a leitura sobre o método comunicação total acreditei ser ele o melhor e mais adequado para a comunicação destes, ao prosseguir na leitura percebi que estava enganada. Acredito que o melhor método seja a Pedagogia Surda, pois promove uma valorização da cultura e identidade surda e principalmente traz a inclusão deste na sociedade a qual faz parte.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Daniela! Pois é... muito pouco se sabe sobre as Libras e sobre a trajetória injusta pelo qual os surdos passaram e por isso o preconceito ainda existe.

Sabemos agora e isto foi de extrema importância que é uma língua tão complexa e completa como qualquer outro idioma e que é a forma mais eficaz de comunicação para os surdos, não é mesmo?

Abraço, Anice.