LETRAMENTO

Vivemos em uma sociedade que valoriza o ato de saber ler e escrever. Mas, somente ler e escrever não nos basta mais. É necessário e se faz imprescindível além de alfabetizar, “letrar”.
O que é letrar? Esta palavra ainda não possui definição, não está no dicionário, por sua complexidade, então como trabalhar desenvolver algo que ainda não possui definição, algo subjetivo? Ser letrado significa ter desenvolvido e usar uma capacidade metalinguística em relação à própria linguagem, (Kato 1986, p.7), ou ainda é possível dizer que letramento é o conjunto de práticas sociais que usam a escrita, enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos, para objetivos específicos (cf. Scribner e Cole, 1981).
Não é necessário ser alfabetizado para ser letrado. O letramento está associado à oralidade e a capacidade de possuir estratégias orais letradas, fazer relações com o mundo dos livros, com a prática discursiva. O letramento extrapola a escrita, vai além. A escola é uma das principais responsáveis pelo letramento, mas esta muito ligada a um tipo dele que é a alfabetização e principalmente a aquisição de códigos, nela todos são medidos e promovidos quanto ao conhecimento adquirido. Enquanto isso toda a sociedade é responsável pelo letramento e oferece diferentes níveis dele, seja na família, igreja, etc...

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Daniela!!! Essa postagem sobre letramento me fez pensar na questão das habilidades. Sabes que há diversos tipos de inteligência, não é mesmo? Devemos, portanto, valorizar o que o aluno tem de melhor e, se necessário, reforçar as habilidades menos desenvolvidas. Abraço, Anice.