Síntese.

Foi bastante interessante relembrar a situação da defesa da Síntese apresentada no semestre passado:
"..., então, finalmente chega o dia da apresentação, o nervosismo tomava conta de mim, é mais forte, mesmo que eu queira não consigo relaxar em situações como essas em que tenho que falar para várias pessoas, expor minhas idéias ... e o pior saber que estava sendo avaliada. Subi as escadas do primeiro prédio e localizei minha sala, entrei, outras colegas já se encontravam lá, rostos amigos com expressões de expectativa como eu, iniciaram-se as primeiras falas e a ansiedade ia tomando conta de mim, geralmente sinto náuseas nessas situações, e elas começavam a surgir... Chega minha vez, fujo um pouco do que eu estava preparada para relatar, sem querer, gaguejo também, mas consigo passar minhas idéias com uma linguagem simples nada muito rebuscada, pois sou assim, simples, acho que o importante é fazer-me entender e isso eu consegui, levei fotos das atividades que havia realizado durante o semestre com meus alunos, relatei minhas dificuldades, acertos, aprendizagens... O tempo terminou e chegou à vez de ouvir a “banca”, ouvi tudo que colocaram, demonstraram que estavam lá para ajudar, acolher e não julgar foi um momento extremamente gratificante, tudo aconteceu num clima descontraído diferente do que imaginava, as pessoas estavam lá para ajudar não para “avaliar” cobrando, julgando, estavam lá para apoiar, dizer que somos capazes de seguir em frente, apontar nosso crescimento, nossas pequenas conquistas. A experiência da Síntese foi valiosa para minha superação, e foi bastante significativa e surpreendente, foi um momento de rever tudo que havíamos feito até então, de pararmos, nos reunirmos, ouvir e ser ouvida, refletir, nos encontrar. Quero agradecer a compreensão dos professores, tutores e colegas que estão sempre incansáveis ao nosso lado nessa jornada que se chama PEAD, e dizer que sou grata a vocês por tudo que conquistei e aprendi até agora...."

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Daniela, uma sugestão: procure não colar os trabalhos aqui, mas sim faça uma reflexão sobre o que você pensou a mais e não colocou no trabalho, que idéias teve. Pense nas suas práticas, experiências como aluna, conteúdos do PEAD e procure refletir sobre eles, relacioná-los entre si, procurando tirar algo mais desse pensar sobre, uma compreensão acerca dessas atividades, ok? Nesse caso da reflexão sobre a síntese, após ter postado, surgiu algo novo? Levou a alguma idéia diferente?
Abraço