Durante essa semana me dediquei bastante às pesquisas para os trabalhos do Seminário Integrador: Violência na Escola e de Necessidades Especiais, na atividade: Dossiê. Descobri muitas formas de violência, me detive no ambiente escolar, o quê é violência como prevenir e denunciar. Recebemos um aluno novo em minha escola da manhã e este menino é extremamente agressivo, com histórico de agressões físicas e verbais anteriores a sua chegada na nossa escola. O menino já entrou em conflitos com outros colegas pelo menos em quatro episódios, ele perde totalmente o controle, mas os colegas que ele agrediu eram mais fracos que ele e em geral não possuíam histórico de envolvimento em confusões. Acredito que além de possuir um histórico de vida difícil, esse menino demonstra em seus atos traços da pratica de bullying , não descartamos a possibilidade de algum outro problema além do emocional, como algo neurológico. A escola está entrando em contato com a psicóloga do menino e inicia encaminhamentos para neurologia e psiquiatria. Sua psicóloga diagnosticou Transtorno Desafiador Opositivo e investiga hiperatividade.
Quanto ao Dossiê de Inclusão, acrescentei um comentário sobre o filme: Do luto à luta, mas percebo que a realidade das personagens deste documentário é muito melhor do que de meus alunos, em termos de recursos assistenciais, financeiros, médicos, entre outros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, Daniela: muito bom poder investigar algo que faça sentido para nossa prática, não é mesmo? Imagino que seja esse o motivo de estar estudando sobre violência. Quanto mais conhecimento tiveres, mais segurança e melhor entenderá teu aluno e este cenário violento facilitando a interação. Abraço, Anice.
Postar um comentário