Muitos pontos me chamaram a atenção durante o desenvolvimento do estágio. Entre estes pontos os que mais me fizeram refletir foi referente ao desenvolvimento da autonomia por parte do aluno, o papel do professor neste processo e o próprio trabalho com projeto, sendo ele uma forma inovadora de trabalho dentro da sala de aula, principalmente por partir do interesse ou necessidade dos alunos e não do professor.
Outro assunto que mereceu destaque e me fez repensar minha prática como educadora foi referente a hábitos e práticas docentes enraizadas ao longo dos anos, muitas vezes repetidas por falta de conhecimento. Mas, a questão que mais me tocou neste período e que a muito tempo venho refletindo a respeito é a relação afetiva entre alunos e professor e aluno/aluno, e sua influência sobre a aprendizagem. A minha proposta de Investigação para o TCC refere-se à afetividade e aprendizagem nas relações em sala de aula.
Falar da afetividade na sala de aula, espaço de vivências, constituído por diversidades e sua relação com o aprender. Abordando a construção de vínculo afetivo na forma de ensinar, pensando na maneira como o afeto influência a relação ensino aprendizagem se tornando indispensável ao ato de ensinar e de construir conhecimento.
Assim pretendo desenvolver o meu trabalho de conclusão de curso, apoiada principalmente de Vigotsky que destaca o caráter indissociável entre aprendizagem e a interação com o outro, e de Maturana defendendo o conhecimento indissociável da emoção.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, Daniela:
Interessante mesmo teu assunto, já que sabemos da importância do afeto em qualquer relacionamento interpessoal.
Terás bastante respaldo teórico e agora será essencial delimitar a questão.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário