A EJA havia sugerido uma proposta de trabalho onde meu grupo fez pesquisas, levantamento de dados sobre alfabetização, analfabetismo, EJA entre tantos outros dados, como porcentagens por sexo, idade, etc... A proposta escolhida era a 4: Mapeamento diagnóstico da realidade da educação de jovens e adultos na região pesquisada a fim de que se possa coletar e organizar dados atuais sobre o assunto.
Nossa ideia inicial era fazer um levantamento de dados de uma realidade bem próxima a nós: o bairro da escola, por exemplo, mas foi bastante difícil encontrar e pesquisar dados sobre aquela comunidade, então partimos para dados mais abrangentes como do município, estado, país... Encontramos muitos dados desatualizados, antigos, e na maioria das vezes não conseguimos atender a todos os itens da proposta de trabalho. Por fim acabamos restringindo o tema para o município de Porto Alegre, e as informações giraram basicamente em torno de como a cidade está envolvida para combater o analfabetismo.
Veja um pouquinho das informações que colhemos:
Porto Alegre recebeu em 20/06/2007 o selo que a reconhece como Cidade Livre do Analfabetismo.
Criado pelo Ministério da Educação (MEC) para incentivar ações de alfabetização nos municípios, o selo é concedido a toda cidade que alcançar 96% de alfabetização.
No total, 64 municípios brasileiros receberam o selo, sendo 40 no Rio Grande do Sul. Entre as capitais, além de Porto Alegre, apenas Curitiba e Florianópolis foram reconhecidas.
Conforme o censo do IBGE de 2000, Porto Alegre registra taxa de analfabetismo de 3,3%. Com a implementação de programas voltados à educação de jovens e adultos, a meta da prefeitura é reduzir o índice para 2%.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Que notícia boa, Daniela! Isso já dá uma certa animada, não é mesmo? Abraço, Anice.
Postar um comentário